Susep autoriza seguro de carro com peças usadas

susep

O Sincopeças/RJ quer saber sua opinião!

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo que fiscaliza os seguros, autorizou as seguradoras a consertar carros com peças usadas. A iniciativa visa baixar o preço dos seguros em pelo menos 10% e expandir a cobertura. No Brasil, apenas 30% dos carros que circulam têm seguro;

Segundo o diretor da Susep, Rafael Scherre, em entrevista ao Jornal Nacional, “o seguro com peças originais pode continuar sendo oferecido sem problemas, mas também podem ser oferecidos seguros com peças novas não-originais, nacionais e importadas, outras opções que tornem o seguro mais barato. Peças usadas também podem ser utilizadas”.

A medida tem causado grande divergência de opiniões. Para alguns consumidores, acostumados com apólices que cobrem os consertos com peças originais, a vida útil da peça é posta em xeque quando a peça substituída for de segunda mão.

Alguns especialistas apontam outras preocupações tais como a necessidade de certificação da origem das peças usadas pelos Detrans para evitar desvios e roubos e a variação no preço dos seguros já que as seguradoras podem oferecer as apólices de peças usadas com o valor das apólices atuais que cobrem peças novas, prejudicando o consumidor.

Outra norma publicada pela Susep permite que os planos tenham período de vigência de acordo com a necessidade do consumidor. Pode ser menor do que um ano ou intermitente. Nesse caso, o contrato é interrompido por um tempo e retomado depois, com inclusão e exclusão de coberturas de risco.

Qual sua opinião sobre o assunto? Comente nos posts em nossas redes sociais. Clique aqui para acessar nosso Instagram e aqui para acessar o Facebook.

BUSCA EM NOTÍCIAS


©2024 SINCOPEÇAS-RJ Todos os direitos reservados
Av. Rio Branco, 245 - 31º andar - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-917

Produzido por:
MULTIMEDIA DESIGN STUDIO

Search